Menu

Consultoria de RH em Goiânia

Lorem ipsum dolor sit amet

Consultoria de RH em GoiâniaMega Brasil RH, é atuante em consultoria de RH em Goiânia, através do seu diretor, contribui com este artigo sobre Marketing Pessoal.

Marketing Pessoal faz a diferença!

“Marketing pessoal é saber vender a sua imagem para que as pessoas saibam quem você é e quais as suas habilidades”.

Você está evoluindo bem no processo de recrutamento e seleção daquele emprego tão sonhado.
A confirmação sobre sua contratação parece ser só uma questão de tempo.
Você recebe a tão esperada ligação: “aqui é do recursos humanos, da empresa tal, você foi escolhido”.

Certamente você foi escolhido pelo seu bom currículo, sua qualificação e experiência profissional; mas se você deseja ir longe na caminhada profissional, fique com as antenas ligadas quanto ao seu “Marketing Pessoal”.

“Marketing pessoal é saber vender a sua imagem para que as pessoas saibam quem você é e quais as suas habilidades”.
O que pode diferenciar uma pessoa de sucesso de outra que não chegou tão longe na carreira é justamente saber trabalhar o marketing pessoal, pois é uma maneira do profissional mostrar às pessoas à sua volta que não é apenas competente, mas também sabe se portar em qualquer situação. Qualificação pode ser adquirida com cursos e tempo de trabalho. Já a boa percepção e a postura adequada precisam de autoconhecimento, feeling apurado e desenvolvimento constante.

É importante o profissional entender que, para ir longe, é preciso transitar bem entre as diferentes áreas de uma empresa, atitude que se encaixa ao conceito marketing pessoal. Uma organização é, por base, a composição de diferentes elementos que precisam se comunicar. É essencial o profissional ter capacidade técnica, mas ele também precisa saber se relacionar e conseguir ter bom trânsito com diferentes áreas da empresa.

Alinhado sua marca
Fazer um bom marketing pessoal, no entanto, não é ser o rei do cafezinho ou jogar conversa fora com os colegas de trabalho. Ao trabalhar o marketing pessoal, o profissional constrói uma identidade clara dentro da empresa e consegue fazer com que suas qualidades sejam sempre lembradas. A ética manda que o profissional tem de estar de acordo com o que a empresa acredita. Trabalhar alinhado aos valores da companhia é um bom caminho para quem quer se destacar de forma consistente. A capacidade e o relacionamento do profissional é que vão ajudá-lo a criar uma marca pessoal, aquela pela qual será reconhecido pelos demais.
A capacidade técnica é importante, mas no mundo movido pela comunicação é importante que as pessoas desenvolvam redes de relacionamento de networking; é para essa rede que os profissionais devem se posicionar, mostrando o que fazem e os resultados alcançados.

Atitudes corretas
A construção da imagem dentro do conceito de marketing pessoal também implica aproveitar as oportunidades com atitudes corretas. Uma boa oportunidade para trabalhar seu marketing pessoal é, sempre que possível, compartilhar conhecimento, seja treinando subordinados ou levando novas idéias ao chefe, pois hoje em dia o desenvolvimento de talentos é muito valorizado: compartilhe, participe, desenvolva, tenha boas atitudes e os resultados virão.

Aproveite todas as oportunidades para trocar experiências com o maior número possível de colegas, como forma de ter uma compreensão mais ampla da empresa. “Conhecer a companhia é fundamental, pois permite integrar outras áreas ao trabalho que está sendo desenvolvido e isso pode contar pontos na hora de manter o emprego e uma possível promoção”.

Marketing Pessoal está relacionado também à atenção ao ambiente, boas maneiras, vestir-se de forma adequada ao local de trabalho, ser pontual, falar em um tom que todos possam ouvir, mas sem exageros, e lembrar que cortesia é fundamental..

A regra é trabalhar seu “marketing pessoal”.

By Olair de Paiva
Consultor e Diretor da Mega Brasil R H

Consultoria de RH em Goiânia