Menu

Processo seletivo, como vencê-lo?

Em um processo de recrutamento e seleção, quando entra na etapa de entrevistas, tanto o candidato quanto o entrevistador estão em fases muito parecidas: de avaliação.

Durante a entrevista controle suas emoções e ansiedades, é importante lembrar que você tem uma responsabilidade com o seu antigo empregador. A ética neste momento é fundamental. Nada de falar mal. Isso conta negativamente para você.

O entrevistador não está convivendo diariamente com você, participando de sua vida, por isso não pode oferecer garantias de que seu relato seja 100% seguro, assim como sua performance seja tão excepcional como você relata. Tudo que ele irá conhecer é aquilo que você puder apresentar. Mas essas apresentações não são apenas aquilo que você fala, é nesse momento que mora o perigo. Suas “mensagens não verbais demonstram muito” mais de você do que você pode imaginar… E acredite, qualquer recrutador, lança mão desses recursos!
Importante entender que a forma como nos comportamos, contribui com 93% de nossa credibilidade. O talento e a competência devem tornar nosso profissionalismo visível, e somente a certeza dessas qualidades não bastam num processo seletivo, é importante que estejamos seguros o suficiente para comprovarmos isso tecnicamente.
Quando pensamos em profissionais como médicos, advogados ou publicitários, temos uma imagem mental de como essas pessoas devem se vestir, e tentamos adequar essa forma ao nosso cotidiano. Essa imagem mental faz com que possamos criar padrões e posturas sociais que convergem em normas de apresentação social, definindo assim, sua marca pessoal.
Reflita sobre estas dicas:
DICA 1: Planeje
Precisamos fazer um minucioso planejamento e definirmos nossa marca pessoal.
De que forma eu quero ser visto? Que imagem eu quero passar? Estou de acordo com a profissão que procuro?
DICA 2: Conheça o Território
Qual é o objetivo da entrevista e quem é seu entrevistador? Se possível conheça a empresa e suas formas de atuação. Chegue alguns minutos antes da entrevista e faça uma leitura do ambiente. Observe como as pessoas são recebidas
DICA 3: Cause boa impressão
Durante a entrevista, você é observado em pequenos detalhes,apresentação do currículo, falar em demasia é perigoso, franzir a testa também pode passar uma impressão de dúvida, as expressões muito contundentes não são bem vistas num processo seletivo.
DICA 4: O contexto
>Não sejaemotivo.
>NãoIgnore perguntas.
>Evite mostrar impaciência.
>Evite mudar de assunto de repente.
>Não discordar demais sem fundamentação.
>Não desviar o olhar do entrevistador por muito tempo.
>Ser autêntico é muito importante e relevante nesse momento.
>A sinceridade também contribui nesse momento. Mas cuidado, não precisa tanto.
>Transmitir veracidade nas informações e ações é fator fundamental para a construção de nossa imagem pessoal fortalecida.
>Sorrir é uma arma muito interessante, porém precisa também ser equilibrado. Sorrir de tudo e a toda hora é demonstração de insegurança.

Num processo seletivo, precisamos “encantar” nosso entrevistador.

Lembre-se: “a entrevista começa, quando você abre a porta e cumprimenta quem o espera”.

Boa entrevista !

Olair de Paiva
Consultor e Diretor da Mega Brasil R H
Headhunter
“Seleção de Pessoal
“Recrutamento e seleção”
Consultores em “Recursos Humanos”
Recursos Humanos em “Recrutamento e Seleção”