Menu

Estágio, quais os benefícios?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, e a boa qualificação é um item que tem peso considerável.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, e a boa qualificação é um item que tem peso considerável no processo de ‘seleção de pessoal’, ou seja, no processo de escolha de uma pessoa que vai trabalhar na empresa.
O caminho pode ser o estágio, que dá a oportunidade de: ‘aprender fazer, fazendo’. A vantagem é significativa para as partes. Para as empresas, é uma forma prática de ‘selecionar candidato’ para uma vaga de trabalho efetiva no futuro, bem como contribuir com o aprendizado do estudante e estagiário; e para o candidato é a oportunidade de ‘aprender fazer, fazendo’.

“O estágio é uma excelente oportunidade que o estudante tem para se inserir em uma empresa e desenvolver-se profissionalmente”. A empresa disponibiliza para o estudante um ambiente de prática real; o estudante contribui com conhecimento acadêmico e com ele traz novos conceitos, técnicas e métodos que aprendeu na sala de aula.
O grande diferencial do estudante/estagiário para a empresa é que este é um profissional em fase de formação, ainda não possui vícios do mercado, e é possível desenvolvê-lo a partir da cultura da empresa e moldá-lo para ter o perfil ideal para determinada função.

Outra vantagem para o estagiário e a empresa, é o amparo da Lei de Estágios 11.788/2008, que é bem mais simples em relação à CLT. Não há encargos e a burocracia é muito menor, facilitando a contratação por parte das empresas.

Para o estagiário, essa oportunidade é o primeiro passo para se mostrar como pessoa e profissional, onde a empresa irá avaliar fatores como: comportamento, atitude, responsabilidade nas tarefas desenvolvidas, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, comprometimento com o trabalho e com a empresa, assiduidade, ética e confidencialidade.

Os “recursos humanos” das empresas estão ativos no “recrutamento de candidatos” para atuarem como estagiários(as); por outro lado, percebemos que durante o “processos de seleção” destes candidatos, as empresas querem encontrar pessoas especiais para fazerem parte de seu quadro de colaboradores, para no futuro próximo contribuírem no incremento dos resultados do negócio.

By Olair de Paiva
Consultor e Diretor da Mega Brasil R H
“RH”
“Headhunter”
“Seleção de Pessoal”
“Recrutamento e seleção”
“Consultores em Recursos Humanos”
Recursos Humanos em “Recrutamento e Seleção”