Menu

Recursos Humanos

Recrutamento e seleção: a responsabilidade de escolher o candidato certo, eis a questão!

Como saber se o candidato que você escolheu tem o perfil?

Seleção de Pessoal: mais do que em qualquer outro momento da história das corporações, as pessoas e suas competências estão no centro das atenções.
O grande dilema na hora de escolher o profissional para exercer esse ou aquele cargo tem sido a escolha e aplicação da metodologia que vai respaldar a decisão. Neste contexto, temos uma série de ferramentas que aplicadas corretamente e em etapas, fornecem elementos consistentes para uma tomada de decisão.
Dentre estas ferramentas temos o “feeling”, as entrevistas estruturadas, dinâmicas, avaliações diversas, checagem de informações. Éclaro, que tem peso significativo o fato do responsável pelo recrutamento dispor de tecnologia, tempo, dedicação e foco para a atividade.

Quando a escolha da pessoa que vai ocupar a vaga é respaldada por um conjunto de ferramentas combinadas entre si e em etapas estruturadas, o contratador tem assegurado dois pontos importantes:
Candidato com competências mais adequadas para exercer o cargo.
Candidato com atitudes e comportamentos mais adequados a cultura e objetivos da empresa.

Na administração moderna é fundamental que as ações de “recrutamento e seleção” façam parte do planejamento estratégico da empresa, e a condução desta atividade exige profissional com “know how” para assumir as responsabilidades e conseqüências de uma boa contratação.
Por que recrutar e selecionar é estratégica? Seguramente porque é a porta de entrada da empresa, certamente esta é a resposta mais simples, mas verdadeira e coerente.

A grande questão é:
Qual o perfil do candidato para esta ou aquela função?
Como saber se a pessoa tem perfil certo?

Recursos humanos: este é um assunto que merece a atenção e dedicação de todos os gestores, em todos os níveis, independente do ramo de atividade ou do tamanho da empresa.

Mega Brasil Recursos Humanos
“RH”
“Headhunter”
“Seleção de Pessoal”
“Recrutamento e seleção”
“Consultores em Recursos Humanos”
Recursos Humanos em “Recrutamento e Seleção”